Ícone do site www.geracao50mais.com.br

Alzheimer. Quais os cuidados devemos ter?

O Ministério da Saúde mostra que no Brasil, cerca de 1,2 milhões de pessoas possuem Alzheimer e que são detectados por ano 100 mil novos casos. Mas quais os cuidados que devemos ter para cuidar de alguém com Alzheimer?

Alzheimer. Quais os cuidados devemos ter?

O Ministério da Saúde mostra que no Brasil, cerca de 1,2 milhões de pessoas possuem Alzheimer e que são detectados por ano 100 mil novos casos. Mas quais os cuidados que devemos ter para cuidar de alguém com Alzheimer?

O que é o Alzheimer?

O Alzheimer é uma condição de saúde que danifica as células cerebrais de uma pessoa, afetando a memória, o comportamento e o pensamento. Certamente, muitas pessoas com esse distúrbio podem precisar de um cuidador profissional que esteja pronto e disposto a acompanhar o paciente nessa longa jornada.

Os sintomas da uma pessoa com Alzheimer muda à medida que a doença progride, trazendo novos desafios todos os dias. Então, saber como a doença progride e todos os sinais pode ajudá-lo a planejar com antecedência – a doença passa por três estágios conhecidos: leve, moderado e grave.

Estágio Leve do Alzheimer

Este é um estágio inicial da doença em que os pacientes ainda podem realizar tarefas diárias de forma independente. Contudo, durante esta fase do Alzheimer, os pacientes podem achar difícil se concentrar e lembrar de eventos recentes, como palavras ou nomes. Consequentemente, eles também podem achar difícil resolver problemas e escrever.

Estágio Moderado do Alzheimer

Esta fase envolve sintomas óbvios, como confusão e perda de memória. Os pacientes podem apresentar os seguintes sintomas durante esta fase:

Estágio grave do Alzheimer

As pessoas nesse estágio precisam de ajuda em quase todas as tarefas, como comer, tomar banho, caminhar e sentar. De tal forma que, os pacientes podem começar a ter problemas para falar. Eles também podem ter dificuldade para engolir ou mastigar alimentos. Os pacientes perdem a memória e não conseguem mais reconhecer as pessoas ao seu redor.

Como cuidar de alguém com doença de Alzheimer

Crie uma rotina

Cuidadores profissionais podem estabelecer uma rotina estável e manter os pacientes confortáveis. Dessa forma, essa rotina aumenta a sensação de familiaridade para as pessoas com Alzheimer. Todavia, encontrar cuidadores qualificados significa que você está contratando alguém que pode fazer seu trabalho. Os cuidadores não devem fazer grandes mudanças nas rotinas sem levar em consideração as informações do paciente, pois isso pode causar mais confusão para eles.

No entanto, algumas vezes, certas mudanças são inevitáveis, como alterar os ambientes de atendimento ou introduzir novos prestadores de serviços. Seja como for, como qualquer outra pessoa, as pessoas com doença de Alzheimer levam um tempo considerável para se ajustar a qualquer mudança, como os lugares e as pessoas ao seu redor.

Atividades planejadas

Um bom cuidador sempre planeja com antecedência para manter seu ente querido envolvido. Eles podem realizar várias tarefas ao mesmo tempo, mas certifique-se de que estejam sob vigilância o tempo todo. Algumas dessas atividades incluem:

Enfim, é melhor planejar um possível passeio quando a pessoa está de bom humor. Por exemplo, algumas pessoas com Alzheimer podem ter um humor bem mais feliz pela manhã, enquanto outras ficam mais animadas à noite. Então, os cuidadores podem acompanhar o paciente enquanto ele caminha e sempre garantir que o paciente pare e vá para casa antes de ficar exausto.

Facilite a comunicação contínua

Pessoas com doença de Alzheimer podem ter problemas de comunicação. Inegavelmente, eles podem ter problemas para lembrar ou interpretar certas palavras. Em algum momento, o paciente pode perder o controle da comunicação. Os cuidadores podem envolvê-los nas seguintes atividades para facilitar a comunicação:

Pessoas com doença de Alzheimer podem ter problemas de comunicação. Inegavelmente, eles podem ter problemas para lembrar ou interpretar certas palavras. Em algum momento, o paciente pode perder o controle da comunicação. Sem dúvida, os cuidadores podem envolvê-los nas seguintes atividades para facilitar a comunicação:

Ajude-os a obterem uma dieta equilibrada e nutritiva

Os cuidadores profissionais sabem que os pacientes devem comer alimentos nutritivos e manter-se hidratados o tempo todo. Assim, as pessoas com doença de Alzheimer podem:

Certamente, um bom cuidador pode assegurar ao paciente de:

Aumentar a autoestima

Os cuidadores devem garantir que os pacientes com Alzheimer se sintam bem o tempo todo. Com certeza, isso pode ajudar a aliviar sua ansiedade. Os cuidadores podem ajudar os pacientes com procedimentos de rotina, como:

Mantenha-os em segurança

As pessoas com Alzheimer vivenciam muitos eventos que ameaçam a vida em suas vidas diárias. Ao caminhar, eles podem não entender ou interpretar os sinais de alerta, como “chão escorregadio”. Um bom cuidador deve certificar-se de que:

Para concluir

A doença de Alzheimer pode exigir cuidadores dedicados, prontos para lidar com os desafios diários. Várias agências de atendimento domiciliar contam com profissionais de saúde qualificados e podem fornecer serviços médicos para familiares com Alzheimer. Enfim, para a segurança do paciente, certifique-se de realizar verificações de antecedentes dos agentes e funcionários de atendimento domiciliar antes de trazê-los a bordo.

Esse guia te ajudou a conhecer como cuidar melhor de um idoso com Alzheimer? Conte-nos abaixo sobre sua experiência, caso conviva com alguém assim e compartilhe para que todos aprendem como podem agir em casos como esses.

Sair da versão mobile